Salvador é apontada como a cidade mais promissora para empreendimentos na área da saúde, segundo um recente ranking da consultoria Urban Systems divulgado pela Exame nesta quinta-feira (7). O estudo revela um crescimento expressivo de 11,8% no número total de estabelecimentos de saúde na capital baiana no último ano, incluindo marcos significativos como a expansão do Hospital São Rafael e a inauguração do Aliança Star.
O índice que mensura a qualidade mercadológica (IQM) coloca Salvador no topo, com uma pontuação de 3.701, à frente de cidades como Rio de Janeiro (3.508) e Florianópolis (3.447).
De acordo com a Exame, a cidade tem se destacado por suas inovações na saúde pública e pelas iniciativas da Prefeitura, como investimentos em políticas de redução de impostos e desburocratização. O prefeito Bruno Reis enfatiza: “Implementamos uma política de incentivos fiscais para o setor de saúde, com uma taxa reduzida de 2%, o que atraiu empresas privadas”.
A arrecadação de impostos do setor representa 22% do total do ISS pago na cidade. O prefeito complementa: “O processo de abertura de empresas em Salvador foi reduzido para apenas quatro horas. O poder público acompanha o empresário em todas as etapas, garantindo segurança jurídica para investimentos”.
O estudo “Melhores Cidades para Fazer Negócios”, realizado pela consultoria Urban Systems para a Exame, utiliza o Índice de Qualidade Mercadológica (IQM) para avaliar as condições oferecidas pelos municípios às empresas, considerando dados populacionais, fluxo comercial, infraestrutura urbana e outros fatores relevantes.
Na categoria Saúde, são analisados 9 indicadores, incluindo investimento público por habitante, número de leitos privados, e quantidade de médicos, enfermeiros e obstetras na cidade. Esse reconhecimento destaca Salvador como um centro dinâmico e atrativo para o setor de saúde no Brasil.
Foto: Igor Santos/Divulgação